sábado, 21 de agosto de 2010

Lá vai: "Do começo ao fim" (2009)

Eu não pretendo dar uma de crítica de cinema, ou algo do gênero como ELE, mas eu tinha que tirar essa emoção do meu peito. Bem, 95% dessa emoção ficou em um texto que eu não vou publicar, por que eu peguei pesado com o filme que mereceu, okay?!, então dos 5% que me restaram, prometo ser sutil.

Um breve resumo: "Do Começo ao Fim é uma história de amor. A história dos meio-irmãos Francisco e Thomás e de sua família: Julieta, a mãe, Alexandre, pai de Tomás, e Pedro, pai de Francisco. Com uma narrativa particular, o filme pretende contar a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância. " (Mais informações,
AQUI.)

O filme de Aluisio Abranches atende o objetivo, e trata de um amor puro e verdadeiro, apesar de um fato culminante: A relação incestuosa entre os irmãos. É tudo muito além do que se imagina, um universo muito pacífico e aceitador em relação ao romance, nada questionador, nem acusador, muito menos constrangedor, pelo contrário, muito simples e iluminado.

Ainda levando em conta o objetivo do filme, o filme deixa a desejar com um final que me deixou com aquele vazio no peito, me perguntando se o filme havia acabado. Na minha singela opinião, o filme podia ter ido mais a fundo em relação a isso, deixou a desejar. Até aqui, nota 8,0.

O que eu esperava? Temos duas polêmicas no filme: A incestualidade e a homossexualidade (Acho que de polêmica mesmo, só tem a parte incestuosa). Era possível explorar mais o assuntos. A passividade do ambiente em que se passa o filme é que parece ser mais chocante, afinal todos parecem agir de modo a parecer que dois irmãos em um relacionamente sexual e amoroso fosse a coisas mais comum do Mundo. Não existe o momento de questionamento de cada um dos irmão sobre sua sexualidade, nem se aquele sentimento é certo, nem a explicação de como as coisas chegaram a um ponto tão íntimo entre os dois, ou mesmo a parte em que a família descobre e lida com a situação tão delicada que deveria ser isso tudo. Entendem?! Até aqui, nota 7,0.

O filme é mediano, se levado em conta o que se queria de fato transmitir, mas eu, honestamente, fiquei querendo muito mais. Mesmo assim eu indico pra quem gosta de uma emoção mais hardcore e profunda: Bom filme. É isso.

Ps.(para descontrair): Se serve de consolo funcionou pra mim (6), os atores que interpretam os irmãos na fase adulta, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso (Francisco e Tomáz, respectivamente) são lindosmaravilhososgostosospracacete muito bonitos. Bem aqui, nota 9,0 HAHA.
Ps2. (para não se preocupar): Bem, se alguém, assim como eu, ficou com a quase-certeza que Rafael Cardoso era gay, então saiba que ele é casado, e portanto apenas um BOM/ÓTIMO gostosoemaravilhoso ator. Aqui, a prova.
Ps3. (confirmando): Eu só queria desabafar, logo, eu não sou uma crítica de cinema, FATO.

Bayzos, .

0 comentários: